Bilbau

11.6.15











Há muito tempo que estavamos para visitar Bilbau, não só para ver ao vivo o famoso Guggenheim mas também por esta ser conhecida como a capital das tapas!
Fomos no início de Maio e S.Pedro brindou-nos com tempo de Verão com uns fantásticos 25 graus à noite. 
A cidade está rodeada por uma paisagem fértil, com montanhas, florestas e magníficas praias. Por outro lado, Bilbau é uma das principais referências arquitetura e da arte contemporânea. Desde o Museu Guggenheim, o Palacio de Congresos ou o aeroporto de Calatrava. 
Definitivamente este é um lugar de visita obrigatória para os amantes da arte e da boa mesa.
É uma cidade que merece ser visitada e conhecida de bicicleta ou a pé, para aproveitar ao máximo o seu ambiente festivo que se respira nas ruas e praças. 
O peixe é uma das especialidades gastronómicas de Bilbau, destacando-se como pratos típicos, a pescada, cozinhada com molho verde, "a la koskera", "a la ondarresa" ou panada. O bacalhau, requintado com piri-piri ou "al ajo arriero", e o atum "a la laqueitia", frito ou com tomate. 
São também tradicionais as costeletas de vaca e o borrego de leite, bem como a "porrusalda" ou molho de alho-francês. 
Mas os muito típicos os pintxos são a menina dos olhos da cidade e dos turistas, uma verdadeira arte feita em pequenas doses. Uma excelente maneira de acompanhar uma comida típica de Bilbau é com um copito de Txacolí, vinho ácido de aroma frutado. 
Quanto à oferta cultural, não se pode sair da cidade sem visitar: a Catedral de Santiago, a Plaza Nueva, o Teatro Arriaga, o Mercado de La Ribera, o Museu de Bellas Artes, e claro, o Guggenheim.
Quem quiser levar "recuerdos", os produtos de artesanato mais típicos são as esculturas de madeira, trabalhos artísticos e cestaria em vime, além da tradicional cerâmica basca. Para encontrar estes artigos a zona comercial mais concorrida é a do Casco Viejo, que reúne algumas das lojas com mais tradição na cidade. 
Também vale a pena visitar o "Mercado dos de Mayo", no primeiro sábado de cada mês, com muita coisa vintage e produtos em 2ª mão, com muita música, animação num ambiente mais descontraído e alternativo.

8 comentários:

  1. Olá :) San Sebastián, ao lado, também merece uma visita pelos pintxos e a gastronomia em geral - e a praia! Gostei imenso das dicas e das fotos - há voos aqui do Porto?

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Bilbao é uma cidade encantadora! E embora a tenha calcorreado debaixo de chuva intensa durante 4 dias (sim, nem todos temos sorte com o tempo, lol!) fiquei super apaixonada. Adorei os pintxos e toda a comida que tive a sorte de experimentar, adorei o Guggenheim, que acho bem melhor do que o de NYC e que tinha visitado alguns anos antes, mas adorei principalmente a maneira como as pessoas (super simpáticas!!!) vivem a cidade. E até a manifestação contra o governo foi adorável. Estamos para regressar a Bilbao faz dois anos, mas ainda não conseguimos. Queremos lá voltar, já que temos intenção de ir a San Sebastian e também visitar a zona da fronteira com França de ambos os lados. Mas, mais um vez, temos os planos adiados pois não me parece que eu e o meu mais que tudo tenhamos dias de férias coincidentes (nem é pedir muito pois não? Mas andamos com azar nestes últimos anos!)

    ResponderEliminar
  3. Que fotos maravilhosas!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Adoro viajar através de fotos! Estão lindas!

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito e as fotos estão lindas. Parabéns. É bom poderem de vez em quando viajar e conhecer novos sítios e culturas.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Já tinha visto as espetaculares imagens do famoso Guggenheim; mas não imaginava que a cidade é tão charmosa e integrada com a natureza. Fiquei encantada com suas fotos. Dá vontade de visitar o lugar.

    ResponderEliminar
  7. Já decidi... quero ir contigo de férias!! Pode ser? :)

    ResponderEliminar