Simply [Winter] Breakfast #2

20.2.14




No primeiro post que fiz para esta rúbrica, partilhava convosco a minha profunda indignação por chamarem breakfast a uma refeição que devia ser tudo menos rápida. Mas como tenho as melhores leitoras do mundo, rapidamente fui ilucidada quanto à verdadeira origem da palavra: "Na palavra "breakfast", "Fast" não vem de "rápido", mas sim de "jejum" - "fasting" designa um período de jejum e de abstinência, como é o facto de se passar uma noite inteira sem comer. Por isso, breakfast quer dizer "quebrar o jejum".
E esta hein? Vocês sabiam disto? :)
Quanto a este pequeno-almoço em particular, é aquilo a que eu chamo "pequeno-almoço de campeões", ideal para aqueles dias atarefados em que não tenho bem a certeza se vou conseguir almoçar alguma coisa de jeito (ou para aquelas vezes em que só como uma sopa na noite anterior e de manhã acordo cheia de fome). Este P.A. leva tudo o que é realmente essencial para nos dar energia e força para enfrentar um novo e longo dia.

Muesli sem Açúcar + Iogurte Natural Magro + Laranja + Amêndoa Laminada + Sementes de Papoila.

Algumas notas importantes:

O Muesli: é uma combinação de cereais que traz uma grande quantidade de energia para o corpo. É um alimento rico em fibras (ótimo para regular o instestino). Ajuda a manter a boa saúde ocular e manter a pele em boas condições. Combate as doenças cardiovasculares e tem propriedades antioxidantes. 

Sementes de Papoila: podem ser incorporadas facilmente na alimentação diária, trazendo diversos benefícios para a saúde, nomeadamente como calmante em casos de ansiedade e nervosismo. São fonte de ómega 3, proteína e fibra.
Podem ser consumidas directamente na preparação de pão, bolos, saladas, sopas, etc.

Laranja: Já sabemos que tem alto teor de vitamina C e que ajuda a prevenir gripes. Mas é também uma fonte de desintoxicação e uma grande aliada dos intestinos. 
...
In the first post I made to this rubric, i shared with you my deep outrage by calling breakfast to a meal that should be anything but quick. But as I have the best readers in the world, they teach me the true origin of the word: "In the word breakfast, - fast is not quick, it's from fasting which means a period of abstinence, as we spend a whole night without eating. Therefore breakfast means "breaking the fast". 
Did you know that? :) 
This breakfast in particular is what I call "breakfast of the champs", ideal for those busy days when I'm not really sure if I'll get anything good for lunch (or for those times when i just eat a soup for dinner, and i wake up the nwxt morning starving). This breakfast takes all that is really essential to give us energy and strength to face a new and long day.

Sugar Free Muesli + Sugar Free Yogurt + Orange + Rolled Almonds + Poppy Seeds. 

Some important notes: 

Muesli: is a combination of cereals which brings a lot of energy to the body. It is a food rich in fiber (great for constipation). It helps to maintain a good eye health and keeps the skin in good condition. It prevents heart diseases and has antioxidant properties. 

Poppy Seeds: can easily be incorporated in the daily diet, bringing many health benefits, such as soothing in cases of anxiety and stress. Source of omega 3, protein and fiber. 
Can be consumed directly in the preparation of bread, cakes, salads, soups, etc.

Orange: You know it has high content of vitamin C and helps prevent colds. But it is also a source of detoxification and a great ally against constipation.

Much Love,
Ana*

13 comentários:

  1. Sem dúvida um pequeno-almoço bem recatado.
    Bjs, Susana

    ResponderEliminar
  2. Adoro estes pequenos-almoços e com toda a tranquilidade de que falas. Apesar de hoje em dia eu não conseguir essa calma, pois estamos sempre a correr durante a semana.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso tambem é verdade. mas faz-se o que se pode! :)

      Eliminar
  3. é tão bom esse muesli! tenho em casa para os pequenos almoço ao fim de semana (porque há mais tempo) ou um jantar leve ,quando não há nada de jeito no frigorífico (nem paciência para inventar), e no trabalho, para o lanche (com iogurte natural magro, quando sei que vou jantar fora de horas).

    ResponderEliminar
  4. Vou certamente experimentar :) Já tnh tudo em casa, mas ainda não me tinha ocorrido essa combinação ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Comecei a fazer PA diferentes e gosto MT destas sugestões;)

    ResponderEliminar
  6. iogurte grego natural, laranja, um fio de mel e sementes de chia - é a minha versão. É só delicioso :)
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  7. Olha também desconhecia que era esse o verdadeiro significado da palavra breakfast. Sempre a aprender :)

    ResponderEliminar
  8. Ohh Ana, adorei, tenho pena de não conseguir tomar o pequeno almoço calmamente, a correria da manhã, durante a semana não permite! Mas um dia destes, ao fim de semana, vou experimentar esta combinação :)
    Também não sabia o significado de breakfast!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Revejo-me muito nos posts que aqui escreve, também sou mãe de um bébe lindo de 3 meses. Adoro a qualidade das suas fotografias, acompanham na perfeição a sua maneira de escrever.

    :)

    ResponderEliminar
  10. Posso ajudar sem parecer que estou a denegrir? Então aqui vai: a palavra "rúbrica" usada neste post não existe! A palavra certa é "rubrica"; isso mesmo, sem acento! Rubrica pode ter vários significados, mas os mais comuns são "secção" (sentido em que a usou) e "assinatura abreviada".

    ResponderEliminar