4 Months

17.2.14
4 Meses. Já palras. Falas muito. Tanto. Eu aceno e puxo por ti como se estivéssemos a ter a conversa mais interessante do mundo. E faço-te perguntas e tu respondes em modo animado e muito estridente. E lá continuo eu a dar-te conversa e a dizer: "Ai, sim? Mas onde é que ouviste isso? aaah! leste numa revista. 'tá bem....mas não podes acreditar em tudo o que lês". 
O dia do fim da licença parental andava a atormentar-me. Não estava preparada para me separar de ti daqui a um mês, para cortar este cordão umbilical de mimo 24 sobre 24 horas. Adiei. Prolonguei por mais 3 meses este "pele com pele, mão com mão, olhos nos olhos" todo o dia, a toda a hora.
Vamos ter muito tempo para estar separadas. Mas o momento não é agora.
Enquanto isso, prepara-te... porque vais continuar a ser espremida com xi-corações e a sofrer uma overdose de beijinhos todos os dias. 

P.S: Desculpa, mas já deves ter percebido que és a minha nova obsessão fotográfica e que por isso vou continuar a tirar milhões de fotografias a esse teu sorriso tão lindo!

Sempre Tua,
Mamã*
...
4 Months. You've started to babble. So much. I nod and talk to you like we're having the most interesting conversation of the world. I also ask you questions and you answer in a very excited and shrill way. 
The end of the parental leave brought me nightmares. I was not prepared to leave you so soon, to cut this umbilical cord full of love. So, i extend for 3 months more this "skin to skin, hand with hand, eye to eye" all day, all the time. 
We'll have much time to be separated. But the time is not now. 
Meanwhile, prepare yourself ... because you will continue to be squeezed with hugs and have a kiss overdose every single day.

PS: I'm sorry, but you must have noticed that you are my new photographic obsession and therefore I will continue to take a million shots of that beautiful smile of yours.

Much Love,
Mamma*

18 comentários:

  1. Como compreendo esse adiar... também o consegui até aos 8 meses. É mesmo o melhor que há estar assim "pele com pele, mão com mão, olhos nos olhos". Abraços às duas, Alexandra

    ResponderEliminar
  2. Felizes 4 meses Ema!!! Aproveita bem esses miminhos e conversas com a mamã... não há nada melhor no mundo!!

    PS: A Isabel tem uma girafa como a tua!! São 'grandes amigas'!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. A foto está linnnnnnnda :)
    Estas conversas têm mais sentido do que muitas vezes pensamos!

    ResponderEliminar
  4. Sou mãe há pouco mais de um ano e arrependo-me tanto de não ter feito o mesmo com a licença. Eles precisam tanto de nós e nós precisamos muito de estar com eles. :)

    Parabéns pelos 4 meses da Ema!

    ResponderEliminar
  5. Ana gosto tanto da forma como falas da tua relação com a Ema :)

    ResponderEliminar
  6. oooh, que giro: também temos essa girafa, esse livro e tambem estive em casa com a minha filha 9 meses. Que maravilha!

    ResponderEliminar
  7. Eu já vou no segundo filho, e da primeira, como nascia em Setembro e sou professora, resolvi tirar o ano todo para ela, do segundo calhou acontecer o mesmo, nasceu a 31 de Agosto, e como tal ainda o tenho novamente até Setembro comigo, nem imagino como seria de outra forma, por isso, acho que fizeste mesmo bem...este nosso governo devia ler o testemunho da maioria dos pediatras e prolongar todas as licenças, pelo menos o primeiro ano de vida, até andarem e comerem de tudo, acho mesmo essencial!! O resto e a forma como falas é AMOR..e é lindo ;)

    ResponderEliminar
  8. tão bom :) a fotografia está linda. Ainda bem que adiaste o tempo com ela :) *

    ResponderEliminar
  9. E eu também fiz o mesmo :) A minha faz hoje 8 meses, e só desde os 7meses tem ficado 2 ou 3 vezes por semana, apenas 4h com a avó, e ainda assim me custa! Aos 4 era impensável!

    ResponderEliminar
  10. Que ternura como descreves os dias com ela. Ser mãe é certamente uma experiência e vivência, única. Espero um dia passar por o mesmo que estás a passar. Muita saúde e amor para ti e a tua família :)
    douradorosa.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Hummm... tão bom! Não há nada comparável a estes momentos perfeitos. Aproveita cada segundo ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Ana, adorei! Uma relação linda!
    Sei como te sentes, a separação custa muito, ainda hoje, com o meu pequenino já com 4 anos, continuo a sentir umas saudades imensas durante o dia! Estou sempre a pensar na hora do ir buscar à escola!
    Aproveita bem mais estes mesinhos de mimo!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  13. Boa noite, como é que se prolonga uma licença mais 3meses??
    A minha bebé está a fazer 5meses e eu volto ao trabalho na próxima semana mas está a custar-me tanto não ter alternativa para ficar com ela.
    Também acho que seria indispensável ser a mãe a cuidar dela até pelo menos 1ano pra não dizer mais...
    Parabéns pelos 4meses...elas crescem a olhos visto e tão rapidamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chama-se subsidio parental alargado. Pode ser pedido na segurança social quando ainda estiver de licença. Pode pedir de 1 a 3 meses, e nesses meses só receberá 25% do salario.

      http://www4.seg-social.pt/documents/10152/14973/subsidio_parental_alargado

      Espero ter ajudado!

      Eliminar