Rome :: Part I

27.6.13


A nossa última viagem a Itália começou na bela Roma. Alugámos um apartamento no centro histórico (bem mais barato do que ficar num hotel), de forma a que esta grávida não tivesse que andar longas distâncias a pé.
É claro que não podíamos deixar de visitar o Coliseu, o Panteão, o Museu do Vaticano, a Capela Sistina, a Praça de São Pedro, ou até mesmo atirar uma moeda na concorrida Fontana di Trevi.
Podia falar-vos de todos esses ex-líbris, mas para isso é só googlarem sobre cada um. Roma é muito mais que isso...
A Roma de Fellini corresponde exactamente à Roma com que nos deparamos. Roma são bairros pitorescos antigos, ruas estreitas cheias de flores pintalgadas por paredes cor de tijolo-salmão. Roma são gelados artesanais e esplanadas cheias de dolce vita e alegria. Roma é acordar com o cheiro a bolos de ricotta no Bairro Judeu e sentir o sabor de um espresso no capricho. São passeios descontraídos a pé, de vespa ou num Fiat 500. São montras recheadas de queijos de todas as texturas e sabores, pão crocante e prosciutto. Roma é visitar bem cedo o mercado no Campo di Fiori e provar as cerejas e figos frescos. É passear à beira rio e desfrutar de um cappuccino enquanto ouvimos melodias tradicionais italianas saídas de acordeões envernizados. Roma é beber um copo de vinho em Trastevere seguido de uma pizza suculenta ou de um prato simples de pasta. Roma é um passeio de bicicleta, e o deslumbramento com os tectos maravilhosamente pintados em capelas e igrejas. 
Roma é deixar-nos ir e rendermo-nos ao dolce fare niente.

[continua]...
...
Our last trip to Italy began in beautiful Rome. We rented an apartment in the historic center (much cheaper than staying in a hotel), so that this pregant girl does not have to walk long distances.
Of course we could not fail to visit the Colosseum, the Pantheon, the Vatican Museum, the Sistine Chapel, St. Peter's Square, or even throw a coin at the very crowded Trevi Fountain.
I could tell you all about these "must-go" places, but for that, you just have to google about them. Rome is much more than that ...
The Fellini's Rome corresponds exactly to the Rome we met. Rome is picturesque old neighborhoods, narrow streets full of flowers speckled with brick-salmon colored walls. Rome is homemade ice cream and terraces full of joy and dolce vita. Rome is waking up to the smell of ricotta cakes in the Jewish Quarter and feel the taste of a perfect 'espresso'. Relaxed walks around town, in a 'Vespa' or in a 'Fiat 500' . Shop windows filled with cheeses of all textures and flavors, crunchy bread and prosciutto. Rome is visiting the 'Campo di Fiori' market early in the morning and taste cherries and fresh figs. Walking along the river and enjoy a cappuccino while listening to traditional italian melodies played by varnished accordions. Rome is drinking a glass of wine in Trastevere neighborhood followed by a luscious pizza or a simple dish of pasta. Rome is a bike ride, and fascination with the beautifully painted ceilings in churches and chapels.
Rome is letting us go and surrender to the 'dolce fare niente'.

[to be continued]...

Much Love,
Ana*

38 comentários:

  1. É verdade! Não podia estar mais de acordo. Infelizmente nunca tive oportunidade de ir a Roma, mas já estive em outras partes de Itália e senti exactamente o mesmo... consegui comparar muitas das coisas a Bolonha. Mas adorei visitar Veneza, Florença e São Marinho. Foram realmente marcantes... adoro Itália, acho que mais do que uma vida coberta de carinho, e um país apaixonante. É um país cheio de vida! :)

    ResponderEliminar
  2. nossa que fotos lindas, cada vez mais tenho vontade de conhecer Roma, e eu que sou uma apaixonada por Paris :)
    obrigada pelas fotos, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tão bonito. O texto e as fotos. Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Adorei Roma, já lá estive há uns bons 13 anos com a minha irmã e achei um verdadeiro museu a céu aberto! Vim rendida e ando a tentar convencer o marido a lá voltar comigo, mas está difícil! Provei a melhor pizza e o melhor gelado que alguma vez comi! Este post veio confirmar que quero mesmo, mesmo lá voltar!!! Pode ser que ao vê-lo o marido mude de ideias!

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana, bonita selecção de fotografias e inspiradoras. claro que os locais mais emblemáticos de uma cidade são sempre de visitar, mas o que sabe mesmo bem numa viagem é deixarmo-nos fundir com a vida dos locais e partilhar do seu ritmo, e certamente que a altura do ano que escolheram para ir foi mais propícia para isso, porque ir como eu fui, em pleno Agosto... é uma avalanche de turistas, uma vantagem foi pudermos andar até mais tarde na rua durante a noite, pois nunca estavam desertas. Gosto deste retrato que deixaste, de fazer suspirar e esperar um dia regressar, se não, ir ao encontro deste mesmo sentimento por outras paragens ;)
    se quiseres, convido-te a ler o meu resumo da viagem em http://crateradalua.blogspot.pt/2012/08/ferias-roma-1-8-agosto-2012-foi-ao-ler.html
    e fico a aguardar o que mais tens para partilhar dessa Itália, que ainda não cheguei a conhecer. Obrigada*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, a altura foi bem escolhida até por causa do tempo...não estava aquele calor abrasador o que é melhor para caminhar e explorar! :)

      Eliminar
  6. Concordo plenamente mas estendo esse sentimento a grande parte de Italia, como a minha adorada Florença e Toscana no geral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toscana e Florença também vão ter direito a relato e reportagem fotográfica em breve! :)

      Eliminar
  7. aiiiiiii ( big mega suspiro )
    é daqueles sítios que quero muito ir e ver as tuas fotos e ler o teu relato deixou-me com ainda mais vontade!
    beijinho** (que venha o próximo capítulo :)

    ResponderEliminar
  8. Adorei as fotos de Roma, de repente deu-me saudades da viagem que fiz. Roma é tudo o que dizes, adorei o Campo de Fiori, adorei a comida, a possibilidade de fugir da agitação quando te metes pelas ruelas fora do circuito turístico normal.

    ResponderEliminar
  9. É que é isso mesmo. Lindas fotos :)

    ResponderEliminar
  10. Adoro Roma, estive 2 vezes e vou voltar!!! Pode dizer-me como procurou o apartamento para alugar?
    Obrigada!
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Lindas fotos, fica a vontade de lá ir
    sem duvida !!

    ResponderEliminar
  12. Adorei a bicicleta com as malaguetas! :-D Do melhor! Belas fotos, fizeste-me ter saudades de Roma!

    ResponderEliminar
  13. Roma é tão isso tudo! :) que nostalogia.. principalmente das ruas estreitas e seus jardins suspensos..! :)

    ResponderEliminar
  14. Que descrição linda! De Itália apenas conheço Veneza e Verona, mas tenho grande vontade de conhecer as ilhas, Florença e Roma e com estas fotos e texto a vontade cresce e cresce..

    ResponderEliminar
  15. Such beautiful words and images. Your blog brings such a wonderful feeling. Exactly our kind of holiday too!

    ResponderEliminar
  16. Adorei Roma, já fui duas vezes! Adoro Itália em geral! As fotos estão lindas! Que saudades :)

    ResponderEliminar
  17. Roma foi a minha cidade preferida de Itália. Não há explicação, visto que se tornou numa das minhas preferidas do mundo. A cada passo que dás encontras algo novo, algo histórico, algo com significado. Adorei andar pelas ruelas de Roma.

    ResponderEliminar
  18. Aii, esse ambiente tão mediterrânico.. adoro!! As tuas fotos, a descrição, tudo maravilhoso :)) *

    ResponderEliminar
  19. É quase um crime ter vivido em Itália e não ter conhecido Roma... Mas estas fotos ainda aguçaram mais a vontade de regressar!

    ResponderEliminar
  20. Adorei o teu olhar sobre a cidade, as fotografias são mesmo bonitas!

    ResponderEliminar
  21. Ohh que saudades de Roma! Será que pode publicar n próximo post restaurantes a visitar e locais típicos fora dos circuitos turísticos a não perder? Obriga e parabéns pelo blog. Joana p.s: claro que as dicas seriam daquilo que vistou e provou ;)

    ResponderEliminar
  22. Roma é absolutamente encantadora e conquistou o meu coração há muito anos atrás, 12 anos mais precisamente. Quando lá voltar será um pouco como voltar a uma casa que sentimos que noutra vida foi nossa :)

    ResponderEliminar
  23. Adorei!! que fotos fantasticas
    eu gostei imenso de estar em roma, 1 semana bem passada

    ResponderEliminar
  24. Adorava conhecer Roma.
    As tuas fotos estão um encanto, 5* mesmo. Adorei!
    Bjs e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  25. Ai que coisa mais linda mais cheia de graça.. e nós a falarmos desta trip lembraste? Eu já marquei a minha para Marrocos can't wait :D beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ai marrocos marrocos...só de pensar nas malas de couro, nas pratas e especiarias dá-me logo vontade de me mandar...mas agora só para o final do proximo ano! :D

      Eliminar
  26. Olá Ana, adorei as fotos, amanha vamos ver o que encontro... espero bem é que não chova como aqui :)

    ResponderEliminar