Abre a Boca e Fecha os Olhos #8

3.11.11
Em semana de Halloween, nada melhor que continuar a investir na abóbora. Optei por uma versão menos calórica, substituindo as natas normais, por natas de soja. Em vez de um queijo mais gordo, utilizei queijo ricota, e dispensei o queijo parmesão para polvilhar. É óbvio que não fica tão tremendamente saborosa, mas faz jus ao delicioso termo "confort food". E conforta. Um bom vinho tinto é a cereja em cima da lasanha.

Lasanha de Abóbora Assada e Ricota 


 Música de Acompanhamento: "Lulla" by Tinariwen.

Ingredientes: (para 4 pessoas)
Meia Abóbora média
Azeite
Ervas secas e frescas (usei oregãos, tomilho, salsa e coentros frescos);
Sal grosso q.b.
1 cebola média;
2 tomates médios;
1 pacote de natas de soja;
Pitada de sal;
1 colher (chá) de mel;
Manjericão fresco picado.
1 embalagem de queijo ricota;
Sementes de sésamo
Sal fino e pimenta;
1 emb. massa para lasanha fresca.



Mãos à Obra:

Cortar a abóbora sem casca às fatias. Num almofariz juntar o azeite com as ervas. Barrar a abóbora com o tempero e deixar repousar durante uns 10 minutos. Levar a assar no forno a 200º.


Enquanto isto, fazer o refogado de azeite, cebola e tomate. Deixar cozinhar e apurar. Juntar o manjericão triturado, as natas de soja, o sal e o mel.


Assim que a abóbora estiver assada, esmigalhar com faca e garfo. Esmigalhar o queijo ricota noutra tijela, e adicionar-lhe as sementes de sésamo. Misturar os dois preparados: abóbora e queijo com sementes.


Dispor as folhas da lasanha no tabuleiro (previamente untado com manteiga ou azeite), e aplicar uma camada de recheio, alternando com outra camada de placas, e assim sucessivamente, até terminar o recheio. Por fim, deitar o molho de cebola, tomate, e natas de soja.


Levar ao forno a 200º, durante cerca de 30 minutos. No final ligar o grill. Pode-se ainda colocar queijo ralado por cima ( o que tornará o prato mais calórico).


Acompanhamento:
Rúcula, 1/2 maçã reineta, azeite, sumo de lima e sal fino.



(nota: a abóbora assada às fatias com as ervas, é por si só um pitéu. Dá para acompanhar com inúmeros pratos e como viram é facílimo de fazer).


Et Voilá!


Tomem lá... Aboborices Enormes!

2 comentários:

  1. Que delícia, já anotei aqui! Estou amando suas receitas!Bjos

    www.modadesign-afins.blogspot.com

    ResponderEliminar