sLOVEnia # parte I

5.9.11
Antes de me pôr a viajar entre lembranças e vocábulos acerca da Croácia, vou dedicar um cantinho à Eslovénia. Não tínhamos planeado nada em concreto, mas acabámos por ir lá parar impulsionados por conselhos de amigos.  Começámos na amorosa capital Liubliana. Uma cidade de uma elegância e romantismo indiscutíveis, charmosa, pequena e por isso mesmo, muito intimista. Fez-me lembrar Praga, mas em ponto pequeno, um lindo e delicioso ponto pequeno.





(Sim, sim, é o Spiderman...deve ter perdido os poderes e teve que ir a remo).


Tudo na cidade de Liubliana, roda em torno da "Ponte Tripla", Tromostovje, que decora o rio Liublianica. A cidade é brindada com esplanadas convidativas a beber uma cerveja bem fresca no calor intenso de Verão. No cimo de uma das colinas encontra-se o castelo, paragem obrigatória para os amantes vistas panorâmicas. 




Aconselho vivamente uma investida no Restaurante Sokol, recomendado por guias de viagens e por locais. O melhor sítio para se conhecer a típica gastronomia eslovena, acompanhada de um bom Cabernet Sauvignon.









 [A Ponte dos Cadeados... que sela amores eternos  (: ]



Tudo na cidade de Liubliana, roda em torno da "Ponte Tripla", Tromostovje, que decora o rio Liublianica. A cidade é brindada com esplanadas convidativas a beber uma cerveja bem fresca no calor intenso de Verão. No cimo de uma das colinas encontra-se o castelo, paragem obrigatória para os amantes de vistas panorâmicas. 
Tudo em Liubliana é "apetitoso", por isso, uma vez lá, será sempre um prazer descobrir o centro histórico, relaxar em míticos cafés e casas de chá, sempre ao sabor do rio e da descoberta.







(Informações de certa utilidade: A Eslovénia faz parte da União Europeia. A moeda oficial é o euro, e caixas multibanco é o que não falta. A língua oficial é o esloveno, mas quase toda a gente percebe e fala inglês. Suspeito que os melhores meses, para visitar Liubliana, sejam Junho e Setembro...uma vez que no Inverno está um frio de rachar, e no Verão um calor abrasador. Hostels e hóteis não faltam, por isso toca de pôr no mapa dos próximos destinos esta belíssima capital eslovena).

1 comentário:

  1. Hum hum aqui está uma óptima sugestão para um roteiro de férias. Todas as pessoas que foram lá falam com esse encanto que tu transmites....
    Obrigada pela dica...Bjs

    ResponderEliminar