Globetrotter :: Croatia # III - A Pérola do Adriático

20.9.11

Continuando o relato da fabulosa viagem à Croácia, passemos agora à costa e às ilhas. Não é por acaso, que a Costa Croata é considerada a Pérola do Adriático.



A viagem de Norte a Sul, é...digamos... "perigosa" para os deslumbrados como eu. Digo isto, porque a estrada nacional estende-se ao lado do mar, apenas separados por majestosas escarpas e falésias.  O que sucedia, era que muitas vezes, concentrava a atenção da condução, nas paisagens dilacerantes. Era impossível resistir. O melhor de tudo, é que podíamos parar frequentemente. E cada paragem dava direito a mais um renovador mergulho, a descanso numa qualquer rocha lisa e quente, a mais uma investida de snorkeling. É aliás uma compra essencial, para quem visita a Croácia: sapatos de borracha (uma vez que a maioria das praias é de pedra e rocha), e uns óculos e tubo de mergulho. A partir daí, são felizes.



No litoral há, como é óbvio, uma forte aposta no peixe, marisco, ostras... e na gastronomia italiana (forte influência nos restaurantes croatas, dada a proximidade e a quantidade de italianos espalhada pela Croácia).
Se como nós, forem ao sabor do vento, não têm que se preocupar com marcação de alojamento. A partir de Zadar para o sul, é recorrente a oferta de "sobes, rooms, zimmers", ou seja, quartos. Por 10, 15 euros (100, 150 kunas) dorme-se em quartos bem confortáveis, em casa das gentes locais. Pela estrada nacional, a oferta é enorme. Não tivemos qualquer razão de queixa.

[Sea Organ @ Zadar


[The best cheese & wine of Croatia ... @ Pag] 



A água do Adriático é, na minha opinião, o ponte forte da costa. É cristalina, transparente, quente, limpa e límpida, atraente e viciante. Só apetece estar "de molho", ir a nadar de ilha em ilha (apetece, não quer dizer que sejamos capazes), e sair da água com a pele inevitavelmente encarquilhada. As rochas e pranchas naturais fazem as delícias de miúdos e graúdos.







 To be continued...

 (todas as fotos por Tapinhas)

2 comentários: